Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é Mindfulness? Definição+Benefícios

27.10.2020 by In Time
O que é Mindfulness? Definição+Benefícios

‘’Você tem apenas momentos para viver’’ – Jon Kabat- Zinn

Jon Kabat- Zinn, fundador do programa Mindfulness Based Stress Reduction ( MBRS) -Mindfulness para Redução de Stress no qual aqui, na in Time, temos certificação pelo Instituto Mindfulness Uk de Reino Unido para ministrar o protocolo, define Mindfulness como o despertar da consciência que floresce ao trazermos nossa atenção para o momento aqui e agora sem julgamentos, permitindo a restauração das dimensões do nosso ser como um todo, elevando nossa consciência, trazendo mais autoconhecimento e cultivando o acesso e conexão entre corpo e mente que irão promover o bem-estar, desenvolvimento mental geral e/ou capacidades específicas como concentração, foco, calma, clareza, além de que a prática também pode ser útil na redução/ prevenção de doenças crônicas geradas por stress e ansiedade.

O Buda Thuch Nhat Hanh descreve Mindfulness como uma energia de estar
atento e desperto para esse único momento.

‘’É prática contínua de tocar profundamente a vida em cada momento.’’


Mas, se o ato de  prestar atenção é algo que consideramos comum no nosso dia a dia,  porque devo estar aberto à uma prática de Mindfulness?

Muitas vezes achamos que estamos prestando atenção em algo, mas na verdade, estamos colocando nossa vida no piloto automático, vivendo um dia após o outro da mesma maneira, de novo e de novo e de novo, e quando vemos, passaram-se anos e nem se quer vivenciamos de fato a jornada! Isso pode trazer sensações negativas como: arrependimentos por não ter explorado todas as oportunidades, ou por não estar presente em momento importantes da vida.


Se você não percebe se está vivendo no piloto automático, aqui vai algumas perguntas:

Você já pegou o carro, dirigiu até o trabalho ou retornou para sua casa e não se lembra detalhes do caminho?

Você foi à algum almoço com um amigo ou familiar e não se lembra do gosto da comida ou o que você pediu no dia seguinte ou poucas horas depois do encerramento da ocasião?

A semana passou e você não teve consciência de quando era terça ou quinta, tudo parecia o mesmo?

Se você disse SIM para alguma das perguntas acima, isso é um sinal de que  você usando sua vida no piloto automático, permitindo não explorar suas habilidades, talentos e recursos físicos, mentais e emocionais para viver o  melhor da sua vida hoje.

Meu convite agora é que você pause sua leitura e clique no link aqui para a prática de  10 minutos de observação dos pensamentos, para sentir o poder de despertar a consciência e todas as sensações que florescem ao sentir-se vivo e  presente.

Esta simples prática irá mostrar o quanto pensamos que estamos presentes  mas na verdade estamos vagando entre passado e futuro, nos levando a conclusão de que de fato, estamos vivendo parcialmente nossas vidas, uma  vez que nosso consciente não está usufruindo da oportunidade que este único  momento que temos no ‘’ presente’’ pode nos proporcionar.

Além desse despertar da consciência para desfrutar do dom da vida que é proporcionada à todos nós neste único momento chamado AGORA, a prática trás  milhares de outros benefícios como:

  • Diminuição de stress, ansiedade, sensações negativas como medo,  insegurança, ruminação de situações do passado e sintomas de depressão.

  • Estudo aplicado por Harvard em 2018 (Estudo completo aqui ) constatou que a prática de mindfulness demonstrou melhoras nas condições  físicas e mentais de pessoas que apresentavam síndrome do intestino  irritável, depressão, transtorno de stress pós-traumático, fibromialgia e  outras doenças crônicas geradas por stress, traumas de situações do dia a  dia.

  • A prática de atenção plena ajuda na regulação emocional, humor, empatia, confiança e autoestima, desenvolvendo habilidades sociais e de enfrentamento  de situações não tão prazerosas e a capacidade de tomada de decisões com  clareza.

  •  Capacidade de foco e concentração, trazendo maior produtividade para o  dia a dia.

  • Resiliência é uma habilidade desenvolvida por meio da prática, que auxilia  pessoas a responderem melhor em relação aos desafios da rotina, compreendendo e  regulando suas próprias emoções.

  • Estimula a plasticidade neuronal, que nada mais é em seu nível mais básico, a nossa capacidade cerebral de mudar e se adaptar de acordo com as circunstâncias. Ou seja, ao praticarmo a atenção plena, nosso cérebro está estimulando novas conexões, habilidades que irão à curto e longo prazo nos ajudar a lidar com as situações e tarefas do dia a dia com mais clareza, eficiência e alinhar as  necessidades reais que encontram-se em nossa essência.

Ao praticar Mindfulness você desenvolve sua capacidade de funcionar conscientemente, equiparando-se com seu verdadeiro eu e jornada.

Esse breve resumo são alguns dos incríveis benefícios que a prática de Mindfulness pode trazer para sua vida.

É importante ressaltar que Mindfulness ou atenção plena pode ser cultivada por qualquer pessoa à qualquer hora do dia. Não é necessário nenhuma experiência anterior.

A única coisa que você precisa é estar disposto (a) à participar de uma sessão prática para sentir por si mesmo os benefíciso de cultivar a atenção no aqui e agora.

Para se inscrever em nossa próxima prática de Mindfulness gratuita, clique aqui.

‘’A verdadeira meditação é como você vive sua vida’’ 0 Jon Kabatt- Zinn

Autor

In Time

POSTS RELACIONADOS

Como Soma Breathwork beneficia todos os níveis do seu SER?

Como Soma Breathwork beneficia todos os níveis do seu SER?

27.10.2020